Fale Conosco

Nosso Canal Oficial

Petrobras e a nova política de preços I O ASSUNTO I g1

Esportes

Petrobras e a nova política de preços I O ASSUNTO I g1

Durante a campanha eleitoral de 2022, Lula (PT) prometeu que, caso eleito presidente, daria fim à política de paridade de importação para a formação de preços dos combustíveis, a PPI – adotada pela estatal em 2016 como principal medida para recuperá-la de três anos seguidos de prejuízos. Nesta terça-feira (16), Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, anunciou a substituição da PPI por uma política que irá “abrasileirar” os preços. Para explicar o que muda na formação do valor do combustível na bomba e quem ganha e quem perde com a transição, Natuza Nery conversa com o economista Breno Carvalho Roos, especialista em petróleo e professor da UFRN, e com Manoel Ventura, repórter de economia do jornal O Globo, em Brasília. Neste episódio:

– Breno avalia que o “consumidor ganha” com a nova política, ainda que o comunicado oficial não seja claro em relação à fórmula de precificação que será adotada. Para ele, a estatal tende a reduzir a volatilidade e a “cobrar preços mais baixos”, ao mesmo tempo que “deve manter sua saúde financeira no longo prazo”; (4:15)

– O economista descreve o “peso do preço dos combustíveis na inflação” e suas repercussões macroeconômicas. “Se você tem preços compatíveis, arrefece a pressão inflacionária”, afirma. E no aspecto da demanda, acredita que pode crescer a comercialização de combustível e haver “aumento nas receitas da Petrobras”; (15:10)

– Manoel comenta a reação do mercado financeiro, onde as ações da estatal subiram nesta terça-feira: a mudança na política de preços já estava “precificada” e havia expectativa “pelo pior”, mas a avaliação foi majoritariamente positiva em relação ao anúncio da nova política de preços; (18:50)

– Ele entende que o governo avaliou o melhor momento político para anunciar o fim da PPI: a pauta positiva “mostra que o presidente tem poder para cumprir promessas de campanha”, acena para a base governista e pressiona o Congresso para a aprovar o texto da PEC do arcabouço fiscal, que deve ir ao plenário essa semana. (24:20)

—————————————————————————————————————————————-

Olá!

Esse é o canal do g1, o portal de notícias da globo. Aqui vamos trazer vídeos pra informar, inspirar e divertir.

Quer entender um fato? Vem com a gente! 🤔
Quer ver histórias legais? Vem com a gente! 😊
Quer saber o que tá acontecendo? Vem com a gente! 😉

Todos os dias vídeos novos 🎥

🎥 Confere aí! Já temos no ar o Segue o Fio, Olha que Legal, Fato ou Fake, G1 Explica, Que meme é esse?, Semana Pop e mais!

Veja todas as nossas playlists! https://bit.ly/3zdXlHY

Segue a gente e ativa o sino 🔔 pra saber tudo que tá rolando aqui no canal do g1 no YouTube. Pode entrar, fica à vontade pra compartilhar essa novidade com os amigos e não se esqueça de se inscrever, tá? https://glo.bo/3pIZyHL 🔔👍🏼

E muito mais conteúdo em g1.com.br

g1 nas Redes Sociais:

TikTok – glo.bo/33cZzg1
Kwai – glo.bo/3pJoShs
Facebook – facebook.com/g1
Twitter – twitter.com/g1
Instagram – instagram.com/portalg1/

#g1 #notícias

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top